Skip to content

SEO Off Page – O Guia

Você é novo no SEO Off Page? Você já tem experiência e quer mergulhar em técnicas de posicionamento Off Page? Neste Guia Definitivo para SEO fora da página você tem tudo isso.

O que é SEO Off page?

Basicamente, o SEO Off Page inclui todos os fatores de posicionamento externo, ou seja, aqueles que n√£o pertencem “√† sua p√°gina” e teoricamente voc√™ n√£o pode controlar diretamente atrav√©s do SEO On Page.

Embora o SEO On Page seja fundamental para criar uma boa base de posicionamento, a maioria dos factores que influenciam o ranking de uma página são baseados na Optimização Off Page.

E especialmente, ainda em 2019, na quantidade e qualidade dos links que apontam para as suas p√°ginas.

O que é mais eficaz, o SEO on Page ou Off Page?

A melhor resposta é: ambos.

O SEO On Page é essencial, mas por si só não garante um bom posicionamento, especialmente quando se luta em nichos competitivos.

E √© a√≠ que entra o SEO Off Page, que o ajudar√° a ganhar autoridade e a subir posi√ß√Ķes nas pesquisas.

Links de entrada = Link Building

Obtendo Link Building pode ser uma das tarefas mais irritantes, mas necess√°rias em quase qualquer campanha de SEO.

Portanto, é uma atividade que você deve pelo menos saber, porque é muito importante no Posicionamento na Web e é mostrado aqui no site Comprovando SEO na Vip.

Por que os links s√£o importantes?

Porque t√™m uma grande influ√™ncia na classifica√ß√£o PageRank, uma vez que o Google considera cada link como um “voto de confian√ßa”.

Toda vez que voc√™ recebe um link, eles falam sobre sua p√°gina no Facebook, Twitter, Google Plus, etc., o Google “observa” que seu conte√ļdo √© bom o suficiente para ser compartilhado.

Claro que nem todos os links t√™m a mesma import√Ęncia, aqueles que v√™m de autoridades reconhecidas (por exemplo, Wikipedia) ir√° contribuir mais para o seu posicionamento do que dezenas de links de menor qualidade (por exemplo, coment√°rios em Blogs).

Todos sabemos que n√£o √© f√°cil obter um link de um s√≠tio Web para a Autoridade, e a Google tamb√©m o sabe, raz√£o pela qual a Autoridade desempenha um papel t√£o importante quando se trata de avaliar as liga√ß√Ķes.

Dofollow? Nofollow?

Voc√™ encontrar√° muitas opini√Ķes a respeito de links dofollow ou nofollow, e eu lhe darei a minha, mas pe√ßo que investigue por si mesmo e aplique o bom senso.

Em princ√≠pio, presume-se que os links “dofollow” s√£o aqueles que o transferem parte da Autoridade e do Pagerank da p√°gina que o liga.

E o “nofollow”, porque eles simplesmente mencionam voc√™, mas n√£o lhe transmitem autoridade ou PageRank.

No entanto, nem tudo é tão simples. Em primeiro lugar, porque (tanto quanto sei) ninguém demonstrou que é sempre assim, pelo que é possível que transfiram (mesmo que seja parte) estes benefícios.

Al√©m disso, cada link, seja de que tipo for, √© uma oportunidade para atrair visitantes, que tendem a ser de melhor qualidade (mais relevantes para a sua oferta) do que os visitantes org√Ęnicos.

E finalmente: s√£o necess√°rias liga√ß√Ķes n√£o seguidas para ter um perfil natural e reduzir o risco de ser penalizado. N√£o seria l√≥gico que a maioria dos seus links s√£o dofollow.

Tipos de Backlinks

  • Links Naturais (Org√Ęnicos): s√£o aqueles que s√£o criados naturalmente, quando outras p√°ginas s√£o criadas por iniciativa pr√≥pria. Eles tendem a ser os mais ben√©ficos, mas tamb√©m os mais dif√≠ceis de obter.
  • Links Artificiais (“Link Building”): estes s√£o os que voc√™ vai criar usando uma das t√©cnicas que eu explico abaixo. Podem ser links de qualidade, embora n√£o t√£o valiosos como os org√Ęnicos, mas podem ser obtidos mais facilmente.

Links Org√Ęnicos

S√£o as liga√ß√Ķes mais valiosas e, portanto, as mais dif√≠ceis de obter.

A t√©cnica mais recomend√°vel para obt√™-los √© criar conte√ļdo de qualidade, que seja √ļtil para seus visitantes, e que os encoraje a compartilh√°-los.

E embora possa parecer complicado, é lógico: se você compartilha valor com seus visitantes, é mais provável que eles o compartilhem por sua vez.

Mas… e isto √© muito importante, n√£o confie neles para lig√°-lo e compartilhar “porque voc√™ vale a pena”.

Infelizmente isto n√£o acontece com muita frequ√™ncia, por isso certifique-se de introduzir t√©cnicas de promo√ß√£o e distribui√ß√£o para o seu conte√ļdo.

Promova e distribua os seus pr√≥prios conte√ļdos, ningu√©m o far√° com mais afecto.

Dicas para Gerar Links Org√Ęnicos

Embora eu j√° tenha falado sobre otimiza√ß√£o de conte√ļdo, e sua import√Ęncia para SEO On Page, em Otimiza√ß√£o de fatores eu resumo alguns pontos essenciais:

  • N√£o se desanime se a princ√≠pio voc√™ acha dif√≠cil escrever, √© uma atividade que se domina com a pr√°tica: perseverar e voc√™ vai melhorar gradualmente.
  • Voc√™ n√£o precisa escrever todos os artigos voc√™ mesmo, voc√™ pode confi√°-los a outros que se dedicam a esta atividade.
  • Voc√™ pode obter artigos de qualidade “de gra√ßa” se voc√™ convidar outros blogueiros para escrever em sua p√°gina em troca de oferecer um ou mais links para os deles.
  • O seu conte√ļdo ser√° mais interessante tanto para os seus visitantes como para o Google se contiver uma mistura equilibrada de texto, v√≠deos, imagens, apresenta√ß√Ķes de slides e assim por diante.
  • Voc√™ pode criar um v√≠deo sobre o conte√ļdo do seu artigo, ampli√°-lo ou explicar um detalhe particular.
  • Um v√≠deo curto √© suficiente se chamar a aten√ß√£o.
  • Voc√™ pode criar um slideshow que resume o conte√ļdo do artigo, expande-o, etc.
  • Fotografe seus produtos e compartilhe as imagens no Pinterest, Flickr e outros sites semelhantes.
  • Os infogr√°ficos funcionam muito bem porque normalmente somos mais atra√≠dos por informa√ß√Ķes que s√£o apresentadas visualmente.

Liga√ß√Ķes artificiais

Como j√° comentei, infelizmente, mesmo que voc√™ publique conte√ļdo de qualidade, nem sempre ser√° recompensado com uma mar√© de visitantes e men√ß√Ķes nas Redes Sociais.

Hoje, ainda em 2019, para estar nas primeiras posi√ß√Ķes voc√™ precisa de links.

O principal problema: √© imposs√≠vel para a maioria dos sites obter links org√Ęnicos suficientes para se posicionar.

E n√£o vamos dizer se voc√™ quer se posicionar em algum nicho muito competitivo ou tema “especial”, onde √© extremamente dif√≠cil de posicionar com links org√Ęnicos, porque seu perfil de visitante n√£o √© dado para compartilhar.

Estas dificuldades tornam o “Link building” t√£o popular e necess√°rio em muitas ocasi√Ķes, e √© por isso que √© normalmente oferecido como parte das campanhas de Posicionamento na Web.

Dicas para criar Links Artificiais

  • A velocidade de cria√ß√£o de links √© muito importante. N√£o √© natural para obter muitas liga√ß√Ķes de repente, o mais normal √© um crescimento na forma de curva suave e sustentado ao longo do tempo.
  • Tenha muito cuidado se o seu site √© novo ou tem menos de um ano de idade, pois n√£o seria normal criar links rapidamente quando o seu site tem pouco conte√ļdo ou visitantes.
  • N√£o crie apenas links para o seu dom√≠nio principal. Ele tamb√©m cria links para suas p√°ginas internas, como os visitantes fariam naturalmente, de prefer√™ncia para a p√°gina que est√° mais relacionada ao link que voc√™ est√° criando.
  • Sobre o Texto de √āncora √© tradicionalmente recomendado que o texto atrav√©s do qual voc√™ liga seja sempre a sua palavra-chave. Isso n√£o est√° mais correto, voc√™ deve variar o texto de √Ęncora para evitar penalidades.
  • Tente logicamente obter links de p√°ginas com a Autoridade e evite aqueles que contenham SPAM ou que pare√ßam suspeitos.
  • Os melhores links v√™m de p√°ginas cujos conte√ļdos est√£o relacionados com os seus. Se a maioria dos seus links vem de sites com um tema muito diferente, o Google pode optar por elimin√°-lo em pesquisas diferentes dos seus objetivos.

Comentários em Blogs e Fóruns

Comentar em Blogs e participar em F√≥runs √© uma actividade que lhe pode proporcionar m√ļltiplos benef√≠cios.

Além de obter links, você pode gerar relacionamentos interessantes com outras pessoas e, no processo, aprender participando.

N√£o comente em um blog apenas para obter um link: ele agrega valor.

Se você colaborar com um comentário interessante que agregue valor à conversa, você criará links com os outros participantes, eles estarão interessados em você e é muito possível que eles visitem seu site.

Não seja tentado a usar comentários como uma estratégia para obter links massivamente, com uma ferramenta como o Scrapebox ou similar.

O tempo que você levaria para organizar uma campanha de comentários com uma ferramenta automatizada seria muito melhor gasto procurando por blogs confiáveis em seu nicho e fornecendo comentários valiosos.

Tenha em mente que a grande maioria dos links que voc√™ pode inserir em um blog ou f√≥rum ser√° “nofollow”, mas eles v√£o ajud√°-lo a criar um mapa de textos √Ęncora natural e (se voc√™ escolher bem onde comentar) uma boa relev√Ęncia tem√°tica em seu nicho.

Dicas para comentar em Blogs e Fóruns

  • Use o seu nome verdadeiro, o nome da sua empresa ou do seu site, eles ser√£o o seu texto √Ęncora e ir√£o ajud√°-lo a criar um perfil de liga√ß√£o natural.
  • Procure Blogs ou F√≥runs que lidam com o seu t√≥pico, embora n√£o necessariamente diretamente.
  • Voc√™ pode descobrir Blogs ou F√≥runs sobre o assunto que voc√™ precisa procurar “palavrachave blog”, “palavrachave weblog”, “palavrachave forum”, e assim por diante.
  • Comente quando tiver algo importante a dizer. Embora seja bom escrever para agradecer a informa√ß√£o contida num artigo, √© muito melhor contribuir de forma construtiva, aprofundando, contribuindo com novos dados, etc.
  • N√£o promova sua p√°gina de uma forma flagrante, apenas se voc√™ puder realmente agregar valor √† conversa.

Guest Posts

Guest Posts consiste em publicar artigos em sites de terceiros, e é uma das melhores táticas para a obtenção de links porque (se o artigo é de qualidade), além de obter um ou mais links pode gerar tráfego direto.

O processo é relativamente simples: trata-se de encontrar os blogs mais populares e relevantes no seu nicho e identificar aqueles que aceitam a publicação de artigos de convidados.

Em troca do seu artigo, voc√™ geralmente recebe um link para sua p√°gina na biografia do autor no final do artigo e, √†s vezes, at√© mesmo um ou dois links no conte√ļdo do artigo.

Propostas de colaboração nem sempre são aceitas e muitas vezes é difícil abrir a porta para os blogs mais prestigiados, por isso é uma boa idéia para crescer com o mais modesto até que sua reputação é sólida.

Dicas para publicar Guest Posts

  • O artigo deve ser √ļnico, em nenhum caso uma c√≥pia de outra que j√° tenha sido publicada, isso √© muito importante.
  • Voc√™ deve ter certeza de que voc√™ entende o blog que deseja publicar, para escrever de forma adequada ao seu assunto e leitores.
  • Saiba mais sobre as condi√ß√Ķes de publica√ß√£o, quantos links voc√™ pode colocar, onde, como apresentar sua biografia, e assim por diante.
  • Se voc√™ tiver a possibilidade de incluir links no texto do artigo, n√£o os direcione para sua p√°gina inicial, mas para a p√°gina mais relacionada ao artigo e, se poss√≠vel, fa√ßa isso com uma de suas palavras chaves.
  • Voc√™ pode encontrar blogs que aceitam Artigos de Convidados procurando no Google, por exemplo, “palavrachave “+”write in our blog” ou “collaborate in our blog”, etc.

Artigos promovidos (“Artigo Marketing”)

Esta técnica, muito mais comum no mercado anglo-saxão do que no mercado espanhol, consiste em escrever artigos para serem publicados em páginas especializadas.

De acordo com alguns especialistas esta prática não é tão eficaz como antes, mas é outra arma que você deve ter em seu arsenal.

Geralmente esses diretórios são pagos, e permitem que você inclua um parágrafo com a biografia do autor e um par de links para o site.

Dicas para publicar artigos promocionais

  • Evite diret√≥rios de artigos que publicam indiscriminadamente sobre todos os tipos de t√≥picos, especialmente aqueles que podem ser interpretados como SPAM.
  • O conte√ļdo deve ser “√ļnico”, ou seja, deve passar nos testes de duplicidade do Copyscape ou ferramentas semelhantes.
  • N√£o utilize ferramentas automatizadas para enviar artigos, normalmente estes sites s√£o muito rigorosos e o envio autom√°tico pode cometer erros.

Diretórios

Embora postar links em diretórios ultimamente seja criticado, ainda é benéfico.

Mas só se você publicar seu link em diretórios de qualidade reconhecida.

Há muitos diretórios de todos os tipos, e eles são fáceis de encontrar, embora seja verdade que é mais fácil fazê-lo em inglês do que em espanhol.

Em diretórios livres geralmente é suficiente preencher um formulário, e esperar que nosso link seja aprovado, tudo muito simples e rápido.

Mas √© por isso que eles s√£o geralmente os mais saturados com Spam, e eles n√£o lhe dar√£o o mesmo valor que um link em um diret√≥rio de qualidade, no qual voc√™ tem que “ganhar” a entrada.

Nos diretórios de pagamento o processo é igualmente simples, exceto que você deve fazer o pagamento no momento da inscrição.

H√° tamb√©m diret√≥rios para entrar gratuitamente, mas eles oferecem melhores condi√ß√Ķes de visibilidade, links promovidos, etc., se voc√™ pagar uma taxa.

Dicas para publicar links em diretórios

  • Evita os Diret√≥rios que fazem uma revis√£o manual dos links, j√° que geralmente s√£o terreno f√©rtil para SPAM.
  • Procure diret√≥rios que t√™m algo a ver com o tema do seu site.
  • Evite diret√≥rios nos quais voc√™ v√™ SPAM.
  • Encontre diret√≥rios procurando no Google por “diret√≥rio palavrachave”.
  • N√£o envie v√°rias vezes a mesma p√°gina para o mesmo Diret√≥rio, alterne os endere√ßos e o texto do link (Texto Anchor).

Links recíprocos

Uma ligação recíproca é uma em que um Web site o liga em troca de você que faz o mesmo.

√Č um sistema simples que tem dado resultados muito bons, mas ultimamente (2019) √© mais controlado pelo Google, e esses links n√£o s√£o mais t√£o eficazes quanto um s√≥ sentido.

O Google n√£o pode saber com certeza se um link rec√≠proco √© natural ou artificial, ent√£o ele escolhe assumir que um link unidirecional tem muitas mais chances de ser natural e, portanto, d√°-lhe mais import√Ęncia.

Dicas para obter links recíprocos

  • Ter uma certa quantidade de links rec√≠procos n√£o tem que ser prejudicial, pois √© natural que os sites que compartilham um tema link entre si.
  • Sempre que poss√≠vel troque links com sites que, sem ser sua concorr√™ncia direta, lidam com os mesmos assuntos.
  • Se voc√™ tiver um interc√Ęmbio de neg√≥cios com seus clientes, fornecedores, etc…
  • Escolha cuidadosamente o texto do seu link e as palavras-chave que voc√™ vai usar, alterou o texto do link, usando palavras-chave secund√°rias, e assim por diante.

Comprar Links

At√© h√° poucos anos, esta era uma das pr√°ticas mais comuns e eficazes… e at√© certo ponto ainda √©.

O problema é que os links pagos não gostam do Google, porque ele sabe que eles são muito eficazes, e se ele pega você ele vai penalizá-lo.

Os algoritmos do Google s√£o cada vez mais habilidosos quando se trata de detectar padr√Ķes que distribuem a compra de links, por isso tenha muito cuidado.

Dicas para comprar links

  • N√ÉO vise “grandes vendedores”, ou aqueles que anunciam abertamente.
  • Entre em contato com uma Alta Autoridade para negociar a compra de um link.
  • Voc√™ pode ver os links mais importantes de seus concorrentes usando uma ferramenta especializada de pesquisa de links como o LinkMiner.

Solicitar links

Esta técnica é tão simples quanto o seu nome sugere: trata-se de pedir para ser ligada gratuitamente.

Se você entrar em contato com a pessoa certa e seu site pode agregar valor, ele geralmente produz resultados positivos.

Dicas para solicitar links

  • Analise o site para o qual voc√™ est√° indo para solicitar o link, certifique-se de que o tema √© semelhante, e que seus visitantes podem estar interessados no seu.
  • Procure p√°ginas que re√ļnam informa√ß√Ķes sobre o seu t√≥pico e que n√£o sejam ou possam vir a ser seus concorrentes diretos.
  • Se voc√™ tem uma empresa, pe√ßa a seus clientes que fa√ßam um link para voc√™.
  • Procure p√°ginas ou artigos que mencionam o seu site, ou uma de suas p√°ginas, mas n√£o link para ele, e sugerir que eles link para voc√™.

Redes Sociais

Neste ponto já é evidente que as Redes Sociais ocupam um lugar cada vez mais importante no marketing online.

Embora n√£o influenciem directamente o posicionamento na Web, sabe-se que o Google depende deles para determinar o autor de um conte√ļdo e a sua autoridade nas quest√Ķes que publica.

Poder√≠amos dizer que agora, al√©m do sistema “tradicional” de autoridade da p√°gina, temos um novo tipo de autoridade: a “autoridade do autor”.

De acordo com diferentes opini√Ķes, o conte√ļdo partilhado no Facebook √© um dos sinais sociais mais associados a ajudar a alcan√ßar um bom posicionamento.

O Twitter, por outro lado, é uma excelente ferramenta para se conectar com os clientes e lançar campanhas de marketing viral. E o Google Plus está totalmente integrado nas pesquisas.

As redes sociais podem ser uma excelente maneira de obter autoridade e liga√ß√Ķes, mas tamb√©m para encontrar novos clientes ou fidelizar aqueles que voc√™ j√° tem.

Embora você deva levar em conta o custo de criar e manter um perfil social ativo, então você deve descobrir qual rede social pode ser mais conveniente para o seu caso.

Dicas para gerar links de Redes Sociais

  • N√£o existem apenas Facebook, Twitter e Google Plus, existem centenas de Redes Sociais que podem ser mais ou menos relevantes dependendo do seu nicho de mercado e p√ļblico-alvo.
  • As Redes Sociais mais representativas s√£o: Facebook, Youtube, Instagram, Twitter, Reddit, Vine, Pinterest, Ask.fm, Tumblr, Flickr, Google+ e LinkedIn.
  • Se voc√™ tem uma empresa ou deseja promover um produto, uma p√°gina do Facebook √© muito √ļtil para se conectar com seus clientes potenciais.
  • Use o Twitter como um canal de comunica√ß√£o com seus clientes ou potenciais clientes.
  • Use o Google Plus Hangouts para conversar com seus clientes e responder perguntas sobre seus produtos.
  • Crie um perfil no Linkedin e conecte-se com seus colegas, clientes e profissionais do setor. √Č uma excelente maneira de descobrir ideias e partilhar experi√™ncias.

Conclus√£o

Como você pode ver, SEO Off Page é uma atividade que ocupa muito tempo e esforço, e muitas vezes vale a pena delegar a uma equipe de profissionais, especialmente se você tem um negócio que você ganha a vida com você.

Embora este artigo tenha mais de 3.000 palavras, trata apenas dos aspectos mais essenciais desta tarefa, dada a sua complexidade e constante actualização, por isso, se estiver interessado neste tema, aconselho-o a continuar a procurar e a contrastar informação.

SEO Off Page – O Guia
5 (100%) 2 votes