Skip to content

4 Pontos essenciais para uma BOA estratégia de SEO

Num ambiente competitivo e cada vez mais alinhado com as marcas, o SEO é mais importante do que nunca.

Até ano passado, um terço dos consumidores dos EUA começou a fazer compras on-line com o Google ou outra ferramenta de pesquisa. Mais de três vezes o número que começou nos sites ou aplicações dos varejistas, e só voltou depois das pesquisas que começaram na Amazon.

Para obter bons resultados de pesquisa orgânica, as marcas devem ter uma estratégia de SEO sólida. Antes que você possa levar seu SEO para o próximo nível, você precisa saber onde você está agora e o que fazer em seguida.

Vamos olhar para os quatro pontos de construção para uma estratégia de SEO bem sucedida.

Capacidade de ser rastreado pelos motores de busca

Para aparecer nos resultados de pesquisa, o seu site deve ser encontrado pelos motores de busca (D’oh). Isso significa que se você está começando do zero ou nunca esteve envolvido em SEO, a sua primeira tarefa é tornar o seu site visível para os rastreadores do motor de busca.

Um problema comum aqui também é uma solução fácil: o arquivo robots.txt do seu site. Varejistas e marcas muitas vezes negligenciam este pequeno arquivo. Mas basta adicionar algumas instruções aos rastreadores para indicar quais páginas você deseja indexar e quais não.

Você também vai querer mostrar aos rastreadores a estrutura do seu site para melhor indexação. Para fazer isso, você pode precisar atualizar e expandir seu mapa do site ou criar um a partir do zero.

O mapa do site ideal para a capacidade de rastreamento de SEO inclui todas as categorias, subcategorias e páginas de produtos do seu site. Se você está se perguntando quanto tempo levará para mapear ou atualizar as milhares de páginas de produtos em seu site, serviços como Screaming Frog podem gerar um mapa do site que você pode ligar para o seu arquivo robots.txt.

Depois de atualizar o robots.txt, envie-o para o Google e outros mecanismos de pesquisa para que eles possam rastrear novamente o seu site o mais rápido possível. Se o seu site usa tecnologia de plug-in mais antiga, como Flash ou Silverlight, para exibir conteúdo, você enfrentará um desafio maior de rastreamento.

O conteúdo em Flash e Silverlight é invisível para os rastreadores dos motores de busca: não pode aparecer nos resultados de pesquisa. Para que o conteúdo seja visível, você precisará convertê-lo para um formato indexável, como HTML5 ou JavaScript.

O processo de conversão pode levar alguns meses e você pode precisar de um novo software para que isso aconteça. Uma vez concluída a conversão, você pode atribuir o conteúdo, atualizar seu arquivo robots.txt e enviá-lo para o Google.

Otimização de conteúdo SEO: Aproveite seus ativos existentes

Quando os problemas de robots.txt, sitemap e crawlability foram resolvidos, o próximo bloco de construção de SEO (aqui falamos mais disso: comprovandoseonavip) a ser implementado é a otimização de conteúdo. Isto requer uma melhor utilização dos seus activos actuais para melhorar a sua classificação para palavras-chave específicas.

Você pode usar o Google Keyword Planner para desenvolver uma lista de palavras-chave alvo com base no volume e no ROI. Então use a lista para melhorar suas meta-tags e conteúdo, começando com suas páginas de nível superior e analisando suas categorias e subcategorias, e finalmente terminando com as páginas de produtos.

Uma alternativa é concentrar-se na otimização de algumas páginas selecionadas. Por exemplo, se a categoria de produto “Página A” funcionar razoavelmente bem, utilize a Consola de Pesquisa do Google para avaliar o seu desempenho.

A página está alinhada com palavras-chave específicas? Nesse caso, você pode otimizar a página da categoria para que essas palavras-chave aumentem seu desempenho.

Offsite: criação de links e compromisso com a marca

A próxima etapa na construção de um programa de SEO é procurar estratégias externas, tais como a construção de links e relações de influência social. Você não precisa esperar até que todo o conteúdo existente seja otimizado para iniciar seu trabalho externo. Mas quanto mais completo o processo de otimização de conteúdo, mais benefícios de SEO você vai ver em seu link e esforços de criação influenciador.

A criação de hiperligações requer investigação e é uma boa ideia analisar a ética e as melhores práticas de criação de hiperligações da Google antes de começar. A maneira mais eficiente de encontrar links possíveis é com uma ferramenta como a SEMrush, que mostra a origem dos backlinks da sua concorrência.

Essa ferramenta mostra uma lista de sites em potencial para contato com solicitações de links. Reduzir essa lista para sites de alta qualidade com bom tráfego e forte presença em redes sociais. Não espere uma grande resposta: uma taxa de resposta de 10 a 15 por cento é boa para campanhas de construção de ligações.

Encontrar os influenciadores certos também requer pesquisa. Você precisa conhecer seu produto e seu público. Você também deve identificar os usuários de redes sociais que criaram seguidores postando sobre sua indústria ou nicho e, em seguida, saber exatamente quem é seu público.

Também é importante entender que os influenciadores mais conhecidos em seu nicho podem não oferecer o melhor retorno sobre o investimento. Você pode quebrar o piggyback trabalhando com influenciadores de alto perfil, ou pode optar por trabalhar com micro-influenciadores.

Estas são pessoas que podem ter apenas dezenas de milhares de seguidores, mas que ganharam um alto nível de confiança e autoridade dentro desse grupo. Dependendo do seu nicho e objectivos, os micro-influenciadores podem ser mais rentáveis.

Criação de Conteúdo

Se a sua empresa já está madura em seu programa de SEO, você pode se concentrar na criação de conteúdo em um nível totalmente novo. Nesta fase, o seu conteúdo deve ir além da descrição dos seus produtos e serviços para responder às perguntas dos consumidores sobre o que vende.

Por exemplo: em vez de criar mais conteúdo sobre os sapatos que vende (se vendeu sapatos), crie conteúdo sobre como escolher sapatos para diferentes eventos, como cuidar dos sapatos de couro, etc. Decidir quais os tópicos a focar requer pesquisa de palavras-chave e competição.

Você pode usar uma ferramenta como a SEMrush para fazer uma análise de conteúdo baseada em seus produtos, segmentos, mercados e frases de busca relevantes. Por exemplo, as palavras-chave de um varejista de relógio incluem conceitos básicos como “relógios para homens” e “relógios para mulheres”, mas há também outras frases de pesquisa populares que eles podem tirar proveito, tais como “reparação de relógio” e “tipos de relógio”.

Ao fazer essa análise, você pode gerar entre 750 e 6.000 palavras-chave que podem ser usadas para criar conteúdo não promocional.

No entanto, você não vai usar todas as palavras-chave. O próximo passo é segmentar sua nova lista de palavras-chave e analisar como ela se comporta para essas frases em comparação com o desempenho da concorrência. Isto pode levar de alguns dias a um mês inteiro.

O tempo que você investir neste é um investimento que leva a um roteiro de conteúdo para o seu programa de SEO. Por exemplo, você pode priorizar as palavras-chave onde você tem uma oportunidade competitiva e torná-las o foco do seu programa de criação de conteúdo no próximo ano.

Conclusão

Em suma: para chegar ao nível de SEO de criação de conteúdo, você deve primeiro construir os outros níveis. O recurso de rastreamento fornece a base para otimizar o conteúdo existente. A otimização torna a construção de vínculos e o marketing influenciador mais eficazes. A criação de conteúdo é a pedra angular destes outros passos.

Juntos, estes blocos de construção fornecem-lhe uma estratégia de SEO duradoura para ajudá-lo a ganhar tráfego de pesquisa orgânica.

4 Pontos essenciais para uma BOA estratégia de SEO
5 (100%) 3 votes